segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Aconteceu...

Lá pelas tantas, um colega foi visto conversando com a Maria Luiza. Dizia que jamais esqueceu suas aulas, e que agora, para exercitar, só faz sua lista de compras em inglês. E, tirando um papel amassado do bolso, mostrou para ela:
PAY SHE
MAC CARON
MY ONE EASY
PAUL ME TOO
ALL FACE
CAR NEED BOY (MAIL KILO) (esta é genial...)
AS PAR GOES
KEY JOE PARM ZOOM
COW VIEW FLOOR (fantástica)
PIER MEN TOM
BETTER HAB
LEE MOON
BEER IN GEL
THREE GO
PAY TO THE PIER YOU (sensacional...)
Ao final ainda dá um tapa na testa,dizendo:PUTZ GRILL LOW ! IS KEY SEE O TOO MUCH... PUT A KEEP ARE YOU!!

domingo, 11 de novembro de 2007

2012...preparem-se!

10 de NOVEMBRO










































































































Amigos, creio que todos devem estar ansiosos para ver as fotos da festa. Temos o CD com todas as fotos que a fotógrafa tirou, se interessar, podemos providenciar cópias. De toda forma, criarei um album e publicarei o endereço para acesso aqui no blog.














Enquanto isto, vamos colocar algumas aqui mesmo.














sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A prova do (não) crime

Discutindo sobre a questão do acesso ao cinema, Zé Rui manda as suas "carteirinhas" para provar que nunca rasurou a data de nascimento para entrar nos cinemas do pai do Miguel Daux. O fato é que em 72 ele já não precisava mais.... vale destacar a segurança do impresso: o selo sobre a foto, mas que saia facinho facinho no vapor d´agua....


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Tudo pronto

Pessoas, ontem fizemos a última reunião da "comissão organizadora". Já esta tudo pronto. Teremos boa música, comida, bebidas, e muita alegria. Desta vez, se todos que confirmaram comparecerem, teremos mais de 100 pessoas em nosso encontro. É tanta gente, e tem gente que há tanto tempo não se vê que precisaremos identifica-los. Claro, tirando as meninas, fica aquele mar de cabelos grisalhos, permeado com alguns recifes carecas. Tudo muito igual, e muito diferente de 35 anos atrás. Estávamos até pensando em pedir a "carteirinha de estudante".... mas sem direito a pagar "meia", afinal, nesta altura, isto não nos faz mais diferença. Talvez fosse bom levar a "caderneta", afinal, ali é que temos as anotações disciplinares.... mas a idéia é fazer festa mesmo, então, deixa quieto. Bom, só para animar mais um pouco, vamos ver quem confirmou presença:
Abreu Fº Helio
Altemburg Maria Alice
Alves Carlos Jose "Carlinhos"
Araujo Yone GanzoAtherino Jorge
Bez Humberto Nocetti
Bez Neto Silvestre
Borba Julio Cesar de
Bossle Maria de Fatima
Bruggemann Jr Jose Osni
Caminha Jose Carlos
Cardoso Paulo F
Cardoso Maria Eloisa Marach
Correa Walma Bittencourt
Francisco Dias Costa
Cunha Rodrigo Antonio da
Daux Neto Miguel
Duarte Raquel Cardoso
Ducker Teodoro Carlos do Livramento
Faraco Jose Fernando XavierFernandes
Ferreira Ricardo Bastos
Fett Renato Heitor
Fischer Ivan Cesar
Fonseca Vilma Edite Ramos
Galletti Antonio Carlos Clemente
Gentil Roberto Cidade
Gesser Mario Cesar
Goulart Neto Pedro
Helou Elizabete Amin
Jardim Jose Affonso da Silva
Jendiroba Dirceu Heitor
Jose Humberto Jorge
Kowalski Jose Rodolfo
Leonetti Carlos Araujo
Locks Maria Perpetua Rogerio
Losso Gilberto
Luz Eleonora C. Philippi
Maciel Constancio Alberto Salles
Makowiecky Edson
Martorano Ivo Cesar
Medeiros Jorge Luiz
Medeiros Elgson Agenor
Meyer Beatriz Schaeffer
Monguilhott Sergio Jose
Moritz Evaldo Ramos
Mussi Rosana Richter
Neves Maria Ernestina Vieira
Orth Lourenco
Pereira Fº Dylton do Vale
Pereira Oliveira Carlos Alberto
Polli Ricardo
Regis Osni Eduardo Camargo
Regueira Marcos
Rocha Maria Jose de Carvalho
Rosa Murilo de Souza
Salles Ubaldo Luiz Brisighelli
dosSantos Ricardo Sebastiao Gomes
Santos (Soneca) Jaime Roberto dos
Schlichting Julio Cesar
Serra Costa Fº Jose Murillo da
Silva Ivan Moritz Martins da
Silva Dario Ferreira da
Silva Jr Renato Ramos da
Silveira Julio Cesar
Soares Jose Rui Cabral
Sousa Carlos Jose de
Truppel Sylvio Francisco Mendes
Verani Jr Plinio
Vignes Sergio Sadeli
Carioni Bea
Mund Celso
Moreira Gilzinha
Abreu Rosane Cherem de
Bom, com os acompanhantes etc, chegaremos a 115 pessoas. Já dá uma boa festa.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Turma do Secretariado 1972


Pessoas, fomos ao Colégio hoje e achamos esta foto da turma do secretariado de 1972. Alguns estarão no dia 10 conosco. Sejam bem vindos!

Turma do Curso Técnico de Secretariado do ano de 1972.Integrantes da turma: Adelia Giovanella, Aidil Maria Pereira,Amelia Barbosa, Ana Maria catarina de Souza, Carmen deSousa Damiani, Cassia Regina Andrade, Celso Luiz MoreiraMund, Eliana Spoganitz Linhares, Gilza Maria Moreira, InesHelena Silva, Joanita Batista de Souza, Juçara Spoganicz,Julia Maria Mambrini Pereira, Katia Maria Baasch Luz, leaCouto Varela, Leatrice Bernardini Dornbusch, LindalvaCosta, Lucia Maria Leal de Meirelles, Lucília Müller, MariaBeatriz Goulart Silva, Maria Bernadete Claudino, Maria daGraça Carvalho Cardoso, Maria de Lourdes Erig, MariaHelena Braunsperger, Maria José de Souza, Maria LigiaFrancisco, Maria Lucia Brasil, Marisa Vidal de CarvalhoRocha, Maura Soares, Miriam Leite da Costa, Oilson LuizMachado, Rosangela Goss da Silva, Rosangela ConceiçãoNunes da Silva, Sued Silva e Vera Maria Miranda Pereira.

O professor, a turma antiga conhece: Rogério Anelito Cancelier.

Encontros de ex-alunos


Em 2005, nosso Colégio completou 100 anos dedicados à formação e educação de jovens. Como não poderia deixar de ser, nossa turma tinha representantes na ocasião. Na foto, Ricardo "Caco" Bastos, Roberto "Vento Sul" Gentil e Rodolfo "Gugu" Kowalski (não nesta ordem, só para complicar). Atrás, quase de papagaio de pirata, Claude Pasteur de Farias, da turma de 1973, que também é promove seus encontros.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma justa homenagem


Transcrevo relato enviado por nosso colega José Fernando X. Faraco, onde descreve um fato creio que desconhecido da grande maioria, mas que destaca a excelência dos professores do Colégio.

Quando da inauguração do CTAI- Centro de Tecnologia de Informática do SENAI sito à SC-401, tendo em vista o rico histórico do Pe. Eulógio Koelberg (Bôca) em ter revelado, através de suas fantásticas "Feiras de Ciências" inúmeras vocações tecnológicas que mais tarde converteram-se em atividades econômicas promissoras para Florianópolis e para o Estado, convencí o então Presidente da FIESC, Osvaldo M. Douat de quem fui o Vice, a homenageá-lo convidando-o para "abençoar" as instalações durante a cerimônia de inauguração.
Ele já estava bastante enfraquecido pela idade e teve que ser apoiado pelo Regueira enquanto proferia uma longa e demorada benção no alto da escada do frontispício do Prédio. Lá embaixo, num sol de rachar, o nosso Pe. Eulógio manteve sem chances de fuga possível uma plêiade de autoridades da política e da indústria, que incluía o falecido Governador Vilson Kleinubing, Senador Albano Franco, Presidente da CNI à época, o ex-Governador Jorge K. Bornhausen e por aí ia...; Deu pena daquela turma;
Também foi o último ato em vida daquele professor abnegado, mestre verdadeiramente vocacionado (assim como seu irmão, Pe. Aluísio) O Pe. Eulógio faleceu dias após.
Seu currículum e as razões de ter sido escolhido para abençoar aquêle estabelecimento foram no entanto lidos em alto e bom som antes da benção de modos que todos alí souberam as razões da homenagem que se quis prestar e saudaram o velho Professor de química com uma longa salva de palmas, possívelmente uma das poucas de sua belíssima carreira, nunca por falta de méritos mas por seus conhecidos predicados de recato e humildade.
Pude perceber seu olhar perdido enquanto saudado pela multidão que se aglomerava, o olhar dos humildes que jamais consumiria para sí aquêle momento, por mais justo que tenha sido.

E as meninas?






As meninas da nossa turma são especiais: elas foram as primeiras mulheres matriculadas no Colégio Catarinense, até então um colégio exclusivamente masculino. Eram poucas, de cinco a sete em cada turma, e, todas provenientes de bons colégios, eram aplicadas, estudiosas e caprichosas. Essas hoje excelentes profissionais nas mais diversas áreas, foram as meninas que ousaram quando adolescentes e souberam encarar a enorme responsabilidade de ser as primeiras, de fazer história abrindo caminhos, e sedimentaram a participação das mulheres no Colégio Catarinense.


Bravas - e belas - pioneiras!

(Faltam fotos da Vilminha e da Joyce. Quem as tiver, poderia enviar.)

Jogo da memória

Vamos testar suas memórias... olhando as fotos "daquele tempo", vocês reconhecem todos? Bem, montamos um "jogo da memória" para auxiliar... as meninas não entraram, pois estão todas iguais, mas a rapaziada!!! Esta certo que alguns são merecedores do troféu formol, mas, como a maioria não o é, tivemos de dar uma carência de 10 anos... então, as fotos "atuais" foram originadas daquelas que tiramos em nosso encontro de 1997. Perdoem a qualidade, pois foi necessário aproximar bem alguns rostos. Divirtam-se.


domingo, 4 de novembro de 2007

Sugestão

Alguns colegas escreveram sugerindo que aqueles que estiverem impossibilitados de comparecer, seja pela distância, ou por compromissos assumidos, enviassem fotos e mensagens para ser divulgadas em painel durante nosso encontro.
Esta feito o pedido, e aguardamos o material para publicação.
Ah, sim, e uma boa notícia: passamos de 400 visualizações.

Outra colaboração


Walma nos envia uma outra foto do FESTICOCA, 1970.
Podemos ver a Nora, Juliana, Rosana, Walma, Zeca, e quem reconhecer alguém que aparece na arquibancada pode nos informar, para identificarmos.
Se você tem alguma foto em seus arquivos, envie-nos, vamos recordar esse tempo gostoso. E compartilhar com todos os que frequentam o blog. Clique na imagem para ve-la ampliada.

sábado, 3 de novembro de 2007

A leoa

Todos recordam Domingos Paschoal Cegalla, e sua "Novíssima Gramática da Língua Portugêsa". E, aposto, lembram de um texto que, à menor bagunça, tinhamos de copiar:

A LEOA
(Raimundo Correia – 1860-1911 - para quem não lembra, modernista)

Não há quem a emoção não dobre e vença,
lendo o episódio da leoa brava,
que, sedenta e famélica bramava,
vagando pelas ruas de Florença.

Foge a população espavorida,
e na cidade deplorável e erma
topa a leoa só, quase sem vida,
uma infeliz mulher débil e enferma.

Em frente à fera no estupor do assombro,
não já por si tremia, ela, a mesquinha,
porém porque era mãe, e o peso tinha,
sempre caro p’ras mães, de um filho ao ombro.

(...)

Mas a leoa, como se entendesse
o amor da mãe, incólume deixou-a ..
É que esse amor até nas feras vê-se!...
E é que era mãe talvez essa leoa!

Para conhecimento de nossos filhos, netos....


Regulamento dos alunos do Colégio Catarinense

Art. 1) O Colégio Catarinense, fundado a 19 de março de 1906 pelos padres da Companhia de Jesus, tem por fim ministrar à juventude brasileira, a par de esmerada educação religiosa e cívica, aprimorada formação literária e científica.
......
DA ADMISSÃO E DEMISSÃO DO ALUNO
DA MATRÍCULA
Art. 4) É da competência do Diretor do Colégio admitir alunos, anualmente renovar-lhes a matrícula ou demiti-los, na forma da lei e deste Regulamento.
......
DA DEMISSÃO
......
DA CONTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS
......
DO REGIME DISCIPLINAR DOS ALUNOS
NORMAS GERAIS
Art. 11) A disciplina exigida por este Regulamento não é imposta como fim em si, mas como meio indispensável para a formação do caráter e como base fundamental do aproveitamento intelectual dos educandos.
Art. 12) A orientação que deverá reger os alunos do Colégio Catarinense é de amor a Deus e profundo respeito à dignidade humana, quer seja representada na pessoa da legítima autoridade, quer de seus colegas, como nas demais pessoas, especialmente, se humildes, e é a de plane responsabilidade pelos atos praticados dentro ou fora do Colégio.
......
Art. 14) Todas as reclamações.... . Se o aluno entender que não se pode conformar com uma decisão de autoridade subalterna, poderá apelar para o direito de instância superior, obedecendo a seguinte ordem: Professor, Regente, Prefeito Geral e Diretor.
......
DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS FORA DO COLÉGIO
Art. 16) Os atos dos alunos praticados fora do Colégio devem ser tais que denotem dignidade e sentimento de responsabilidade pela honra própria, pelo nome da família e do Colégio.
......
DO FUMAR
Art. 18) Fica proibido o fumo dentro do Colégio para os alunos que não forem do 2º ciclo.
......
DAS JUSTIFICAÇÕES E PEDIDOS
......
DA ENTRADA EM AULA
Art. 22) Dois minutos antes da hora fixada para o começo das aulas, dar-se-á um sinal, devendo todos os alunos entrar imediatamente em forma e aguardar o segundo sinalcom o qual começa o silêncio. A um sinal do professor, os alunos por-se-ão em movimento em direção de suas aulas.
......
DA PERMANÊNCIA NO COLÉGIO
Art. 24) Durante a permanência no Colégio, a conduta dos alunos deverá ser digna e respeitosa, para com os superiores e professores, aos quais devem todos obediência apreço e respeitosa amizade, como também para com os colegas, com os quais procurarão manter relações francas de sincera e leal amizade.
......
Art. 27) O silêncio em aula é tido, no Colégio, como condição indispensável para o aproveitamento intelectual dos educandos e como lídima expressão de sadio coleguismona medida em que contribui para o bom andamento das aulas.
......
DA REPRESENTAÇÃO DO COLÉGIO POR PARTE DOS ALUNOS E DAS ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS
......
DAS PENALIDADES
......
DO REGIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS
Art. 43) A religião sem a qual o homem não pode atingir a plenitude de sua perfeição, constitui a base insubstituível de toda a sã pedagogia, não podendo, portanto, ser divorciada da educação.
......
Art. 49) Incidirá nas penalidades cominadas por falta de religiosidade o aluno que:
a) Notoriamente negligenciar seus deveres religiosos no foro externo....
......
DO REGIMENTO DIDÁTICO DOS ALUNOS
......
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
......
SEGUNDA CHAMADA
Art. 60) Por motivos justificados (doênça, luto etc), a Direção poderá conceder exame de segunda chamada.
REVISÃO DE PROVA
......
PROMOÇÃO
......



VIRTUS ET SCIENTIA

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Imagens de tempo um tempo que foi...

Zé, vai aí uma contribuição para a "seção nostalgia" do Blog; Na foto,está retratada a "performance" da dupla "Muia (Murilo Rosa) e Galetti"acompanhados por um "famoso" conjunto da época onde além de mim tocavamo Beto K. Brito (aparece parte do rosto na altura do ombro esquerdo doMuia) , o Arthur Moritz (primo do Dr. Ivânzinho) e o Luiz FernandoComicholli (o "Shanka"), ambos infelizmente oclusos na foto mas todosmoradores da São Jorge e imediações; Isto tudo vc conheceu; O local é o(pequeno) palco do "Salão Nobre" do Colégio Coração de Jesus ondecumpríamos tarefas de uma "Ginkana" destas com as quais nos divertíamosaprendendo; São de fato imagens de um tempo que já está, como nossoAlfredo "Cuca" Fernandes, transformado em saudades; Espero que apreciem ;AbraçosJFXF
.
Contribuição do nosso amigo Quinha, que esta ali na guitarra, do arquivo d´Os Binos. Acho que música não será problema em nossa festa... Os quatro irão! Para ampliar, clique na foto.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Para compartilhar

A cada cinco anos, organizamos nosso encontro. Começamos alguns meses antes, em uma mesa de bar (do bar, é sempre o mesmo), arrecadando a "comissão". É uma comissão tão democrática quanto cerveja em estádio de futebol, tem apenas uma exigência: ter a disposição de um adolescente em boca livre.
Antes da primeira reunião, já se começa a mexer no cadastro. Aí esta a encrenca: as pessoas mudam, separam, casam, somem, e o pior: trocam de provedor - tudo que é email volta.
Mas, casmurros, prosseguimos. Aos poucos chega notícia de um, outro, mais um, e assim por diante. Hoje temos um belo cadastro: quase 100 emails, ô coisa boa!
Nas reuniões, definimos.... bom, não vou esticar nada aqui não, é só para lhes dizer que não é facinho como encontrar flanelinha em sinaleira essa história. Dá trabalho, bastante. Mas é fantástico realiza-la, e, ao longo do caminho, encontramos coisas como estes emails, que queremos dividir com vocês:

Caro Carlos e queridos amigos da turma de 1972,
Foi com grande prazer que li a tua mensagem e com grande alegria que vejo que vocês não esqueceram de mim. Numa das vezes que estive aí conversei com o José Murilo e ele me contou de todas as comemorações que vocês têm feito nos ultimos anos com a nossa turma de 72. Sugeri à ele que as próximas fossem feitas perto do Natal, época em que todos que moram fora normalmente voltam para casa.
Lembro com muitas saudades dos meus anos de Catarinense, inesquecíveis, visto que faço parte da primeira equipe de meninas do colégio, junto com Beth Amin, Joyce Mussi, Rosana, Maria Ernestina, entre outras. No último ano estive várias vezes em Florianópolis para cuidar da minha mãezinha que faleceu em junho passado.
Estou pretendendo voltar para passar o Natal com minha família e infelizmente não poderei participar do churrasco em novembro. Caso eu encontre alguma possibilidade de ir nessa época, ou por algum milagre desta vida, como você bem disse, avisarei com antecedência e será um grande prazer rever todos vocês.
Adorei receber o convite e espero poder revê-los, todos, em breve, quem sabe para algum encontro informal no final do ano. Fica aqui a minha proposta. Como vocês devem saber, trabalho nas Nações Unidas em Genebra, e me coloco à disposição dos amigos para qualquer coisa que precisarem daqui.
Um grande abraço carinhoso da amiga de sempre,
Clisse

ou este:

Oi Turma!!!
Foi uma pena que fique sabendo desta reuniao com pouco tempo. Neste dia vou estar no Brazil mais em uma reuniao inadiavel em Salvador-Bahia. Nao obstante desejo tudo de bom aos colegas e uma festividade cheia de sucesso e alegrias. Espero ter a oportunidade de nos encontrarmos em um futuro proximo.
Carlos Prisco Paraiso

e este:

Olá Pessoal,
Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder. É que eu estava programado para estar aí em Floripa entre 01 e 04 de novembro próximo e, em função da data do encontro, fiz de tudo para prorrogar a minha ida de modo a poder ir ao encontro. Infelizmente não foi possível. Lamento, mas lamento muito. Assim só me resta enviar um saudoso abraço a todos e esperar pelo próximo encontro.
Agradeço pela lembrança e gostaria de continuar recebendo notícias.
Luiz Cordioli.

e mais um:

Zé Murillo,
Fiquei muito contente com a possibilidade de rever colegas dos tempos do Catarinense. Vieram-me à mente muitos momento vividos naqueles anos...
Estou com alguma dificuldade de liberar-me das atividades na data prevista para este encontro, mas farei o possível para marcar presença... acredito que vai dar certo. Assim que eu difinir o sim ou o não eu comunico, Ok?
Por enquanto, saudações aos que você for eencontrando nestes dias. Um abraço.
P. Guido Valli