segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma justa homenagem


Transcrevo relato enviado por nosso colega José Fernando X. Faraco, onde descreve um fato creio que desconhecido da grande maioria, mas que destaca a excelência dos professores do Colégio.

Quando da inauguração do CTAI- Centro de Tecnologia de Informática do SENAI sito à SC-401, tendo em vista o rico histórico do Pe. Eulógio Koelberg (Bôca) em ter revelado, através de suas fantásticas "Feiras de Ciências" inúmeras vocações tecnológicas que mais tarde converteram-se em atividades econômicas promissoras para Florianópolis e para o Estado, convencí o então Presidente da FIESC, Osvaldo M. Douat de quem fui o Vice, a homenageá-lo convidando-o para "abençoar" as instalações durante a cerimônia de inauguração.
Ele já estava bastante enfraquecido pela idade e teve que ser apoiado pelo Regueira enquanto proferia uma longa e demorada benção no alto da escada do frontispício do Prédio. Lá embaixo, num sol de rachar, o nosso Pe. Eulógio manteve sem chances de fuga possível uma plêiade de autoridades da política e da indústria, que incluía o falecido Governador Vilson Kleinubing, Senador Albano Franco, Presidente da CNI à época, o ex-Governador Jorge K. Bornhausen e por aí ia...; Deu pena daquela turma;
Também foi o último ato em vida daquele professor abnegado, mestre verdadeiramente vocacionado (assim como seu irmão, Pe. Aluísio) O Pe. Eulógio faleceu dias após.
Seu currículum e as razões de ter sido escolhido para abençoar aquêle estabelecimento foram no entanto lidos em alto e bom som antes da benção de modos que todos alí souberam as razões da homenagem que se quis prestar e saudaram o velho Professor de química com uma longa salva de palmas, possívelmente uma das poucas de sua belíssima carreira, nunca por falta de méritos mas por seus conhecidos predicados de recato e humildade.
Pude perceber seu olhar perdido enquanto saudado pela multidão que se aglomerava, o olhar dos humildes que jamais consumiria para sí aquêle momento, por mais justo que tenha sido.

Nenhum comentário: